quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

FRESCURA NO ROSTO

Água termal borrifada no rosto é um exagero justificado por minerais poderosos,
combinados em anos e anos de alquimias subterrâneas.

Pode parecer a invenção da roda, de tão simples: para hidratar, use... água!
O novo hábito vai chegando às ruas, onde já se vê pessoas borrifando águas especiais no rosto a cada espaço de tempo. 

ÁGUAS E ÁGUAS
Qualquer água hidrata, mas algumas têm propriedades especiais. A água termal é a mais apropriada, principalmente nas estações mais quente, como o verão. Seu uso constante, além de hidratar, ajuda a manter a elasticidade e a maciez da pele, segundo a dermatologista Daniela Nunes, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Essa água é particularmente boa para
quem tem rosácea, eczemas, psoríase e queimaduras superficiais, já que tem propriedades cicatrizantes. Quem passa muito tempo em ambientes com ar-condicionado ou acabou de fazer um peeling também vai se beneficiar com as borrifadas de água pura. A água termal também reconstitui a barreira de proteção cutânea, deixando a pele mais saudável e protegida contra agressões como a poluição.

ONDE ACHAR
Não é tão fácil conseguir água termal longe de suas fontes. No Brasil, existem fontes de águas termais, sobretudo na região de Caldas Novas, em Goiás. Em São Paulo, as mais importantes são as fontes de Águas de São Pedro e de Ibirá. Em Santa Catarina existem vários municípios com fontes termais, o mais conhecido talvez seja o de Gravatal.
Mesmo tendo uma boa quantidade de fontes disponíveis, o País tem apenas uma marca de água termal, a Águas de São Pedro, que já envasa e comercializa o seu produto desde 2002 (veja box).
A água termal brasileira é uma das mais alcalinas e sulfurosas do mundo, o que a torna ideal justamente para o tipo de pele que é mais comum no Brasil: a oleosa.


E O HIDRATANTE?
Por suas características, a água termal pode substituir o hidratante, especialmente para quem tem pele oleosa. Na praia, o spray deve ser usado antes das reaplicações de filtro solar. O ideal é usar a água termal pela manhã, no meio do dia, antes de reaplicar o filtro, e antes de dormir. Ou seja, para sentir os benefícios da água termal, é necessário usar o produto pelo menos três vezes ao dia.  Quando transpiramos a pele perde sódio, magnésio, enxofre e potássio, ou seja, perdemos importantes sais minerais, que esta água repões diretamente.


“A água termal é excelente para a pele, principalmente no verão. Seu uso constante, além de hidratar, ajuda a manter a elasticidade e a maciez da pele.”


UM BOM SUBSTITUTO
Há um similar sintético de água termal chamado physiogenyl, usado em géis e cremes manipulados. Trata-se de um complexo oligomineral com sódio, magnésio, zinco e manganês que foi desenvolvido pela Unicamp e é bastante usado nas farmácias de manipulação. Mas se você tiver dificuldade em achar ou não quiser pagar por esse luxo, use soro fisiológico. Colocado em um borrifador, ajuda na hidratação sem onerar o seu bolso. O soro tem a concentração ideal de sódio de que a pele precisa, diz a médica Renata Velloso. Só fica devendo em minerais para a água termal.


Água termal: benefícios extras para a pele
Coadjuvante ideal para tratamentos cutâneos de combate à irritação, ela pode ser usada em qualquer área do corpo.
Dra. Valeria Campos

Os poderes da água termal foram descobertos casualmente em 1736. Um cavalo com lesões graves no corpo foi solto na região de Avène, na França e encontrado algum tempo depois totalmente curado. Feita a investigação, descobriu-se que ele havia se banhado em um lago próximo da cidade. Após dez anos, estava pronta a estação de água Termal de Avène.
As propriedades da água termal são muitas: antiinflamatória, suavizante, calmante e cicatrizante. É a coadjuvante ideal paratratamentos cutâneos de combate à irritação: tipo eczema atópico. Em função do seu efeito calmante, deve ser usada no pós Peeling, Dermoabrasão, ou Laser. Também pode ser usada após cirurgias dermatológicas, tanto para higienização como para estimular a

cicatrização. A Água Termal reduz a irritação durante a exposição solar, após a depilação e/ ou barbear. Pode ser usada com segurança em qualquer área do corpo; no inverno é útil para combater o ressecamento da pele. A água termal pode ser aplicada inclusive no bebê após o banho ou a troca de fraldas, sobre a região afetada pela assudura, para um melhor efeito cicatrizante da pele e para proporcionar mais conforto. Não há nenhuma restrição de uso ou algum cuidado em especial que se deve ter em relação à Água Termal. O que existe é uma possibilidade mínima de alergia a algum dos componentes da água. Caso isso ocorra, a recomendação é trocar de marca.

“As Águas Termais possuem composição mineral especial e beneficiam a pele ou são indicadas dermatologicamente aos que visitam suas fontes, estâncias hidrominerais, ou as utilizam por outros meios.”

PROTEGENDO DO CALOR
Para enfrentarmos o verão sem prejuízos, os cuidados com a pele devem ser redobrados, principalmente na face, pescoço, colo e braços, que são áreas mais expostas no dia a dia. Hoje sabemos que, além dos raios ultravioletas, os infravermelhos também causam envelhecimento e manchas na pele; os infravermelhos se manifestam como calor. Devemos lembrar que o filtro solar protege apenas contra os raios ultravioletas (UVA e UVB). Para nos proteger contra o calor, vale copiar o que as francesas sabiamente já fazem há anos: manter na bolsa, um frasco de água termal spray, que deve ser borrifada no rosto em momentos de muito calor. Pacientes com manchas escuras (melasma ou cloasma) também devem ter todo o cuidado nas altas temperaturas, por isso, devem sempre ficar em ambientes frescos e com roupas leves, sem esquecer de manter um frasco de água termal sempre a mão. Além desses benefícios, devemos lembrar o quanto é prazeroso um jato de água na face, vale até para aliviar as tensões do dia a dia! Temos que ser inteligentes para usufruirmos o verão ao máximo sem carregar qualquer tipo de ônus para o inverno.

Nenhum comentário: