sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ÁGUA TERMAL FUNCIONA?

A gente sabe que o mundo cosmético (e cosmológico) são recheados de frescurinhas que não funcionam. Por exemplo, para que raios serve de verdade um primer de cílios? Se você passar boas camadas de rímel e seguir as dicas do curvex, não tem como ficar com os cílios sem destaque.


Contudo, andei numa vibe de testar coisas para a pele, já que fico embaixo do ar-condicionado o dia todo, mas não posso com produtos que sejam oleosos, já que tenho tendência a ter acne. Então, inventei de comprar a tal água termal, conhecem?


A La Roche-Posay é rica em selênio, antioxidante.
A Vichy tem bicarbonato, que amacia a pele.
A Avène tem a composição mineral balanceada.



Pesquisei em diversos sites de beleza das ameegas e decidi comprar a Eau Thermale da Avène.


A água termal é uma coisa meio medieval, porque ou você nasce termal ou você nunca será – não tem uma ascensão social. Ou lembra também a sociedade indiana, de castas – neste caso, a água termal seria um tipo de brāhmaṇa. É uma água subterrânea que foi enriquecida por anos pelos minerais das rochas e que, depois, retorna à superfície em fontes com temperaturas que vão de 35ºC a 54ºC.


As propriedades variam de acordo com a região e o tipo de rocha pelo qual a água passou. A maior parte tem magnésio, cálcio, ferro e zinco, mas cada marca tem um diferencial, como vemos na legenda da imagem.

Os dermatologistas dizem que seu uso constante, além de hidratar, ajuda a manter a elasticidade e a maciez da pele. Também quem sofre de acne ou pele avermelhada pode se beneficiar, já que a água tem propriedades cicatrizantes. Realmente, a pele fica melhor depois que a água evapora e tira aquela sensação ressecada do ar-condicionado! Ou seja, para o propósito de ser um hidratante não oleoso para a pele e dar um frescor (e frescurinha básica), a água termal super funcionou! Sério: não consigo mais ficar um dia sem usar, e borrifo a água várias vezes ao dia, sempre que sinto necessidade.


A água termal da Avène custou por volta de 50 dinheiros (150 ml), mas estava lendo por aí e descobri que há similares mais baratos. Por exemplo, um que foi desenvolvido na Unicamp e é bastante usado nas farmácias de manipulação chamado physiogenyl.


Também li que o soro fisiológico pode ser usado da mesma forma, basta acondicioná-lo em um recipiente que tenha um borrifador (logo pensei nos potinhos de leite hidratante da Natura). No caso do soro fisiológico, a quantidade de sódio é ideal para a pele, mas não dá o mesmo efeito, porque não possui tantos minerais como a água termal.


No Brasil, existem fontes de águas termais em Goiás e, aqui em São Paulo, temos as fontes de Ibirá e Águas de São Pedro. Esta última já envasa e comercializa o produto, e pode ser comprada aqui - com certeza minha próxima compra, já que é menos que metade do valor e afirma que, por conta de ser uma das mais alcalinas e sulfurosas do mundo, é ideal justamente para o meu tipo de pele: oleosa/acneica/mista. Quando testar a nossa termal, também postarei aqui as impressões do produto...



E vocês, são da opinião que água termal funciona ou é que frescurinha?

Nenhum comentário: